Sintra, 23 a 25 de Outubro de 2025
Submissão de comunicações até 31 de Dezembro de 2024 para o endereço
Apresentação
200 anos passados sobre o nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-1890), importa assinalar a efeméride com um Congresso Internacional dedicado à vida e obra do primeiro escritor profissional português e um dos mais importantes da época romântica. Tendo sido “o caudal decisivo do movimento revolucionário” que, segundo Abel Barros Baptista (Camilo e a revolução camiliana, 61), ocorreu na ficção romanesca portuguesa e tendo legado uma obra de enormes dimensões, com partes ainda por editar, Camilo é um autor confirmado na cultura e no cânone portugueses. A diversidade do que escreveu, bem como a ligação, idiossincrática, entre obra e vida, além do fulgor do talento (ou genialidade) não tornam simplesmente a sua obra num monumento para leitores e especialistas. Mais do que isso, tais circunstâncias concitam a necessidade de renovar, de modo constante e apropriado, a pesquisa, o estudo e a divulgação de conhecimento. Tanto se pode dizer o que não está dito como rever o que foi dito no passado. E, se é pertinente ler Camilo à luz da contemporaneidade, também o será entender o que escreveu como actualizável, ou seja, veículo para observar a realidade presente e, mais ainda, como algo preparatório da referida contemporaneidade, quer na expressão literária (por exemplo, o hibridismo genológico, a auto-ficção, a polifonia), quer em matérias político-sociais (a liberdade amorosa ou tipos de liberdade social).
As áreas e linhas temáticas a seguir apresentadas situam-se na tradição, na “revolução” e no futuro, no pressuposto de que Camilo foi um ficcionista de relevo mundial e um intelectual, criador, segundo o próprio, de uma “filosofia” desenvolvida em diferentes tribunas, entre as quais a própria ficção. Quanto ao intuito do Congresso, para além da homenagem, reside em manter o diálogo autor-leitores na expectativa de que Camilo Castelo Branco escape a uma certa fatalidade que proclama os escritores como ilegíveis ou datados.
Áreas e linhas temáticas
1 – Contextos de escrita: diversidade e repercussão
. Reflexos, pontos de vista e uso na produção escrita da História de Portugal e da História internacional.
. Inscrição ou marginalização no Romantismo português e noutros Romantismos.
. Leitura do pensamento social: idealismo, cepticismo e processos de intervenção.
. Portugal, Brasil e Europa no tempo de Camilo.
2 – Crítica textual e crítica genética
. A socialização do texto camiliano: Camilo e o seus editores, tipógrafos e outros agentes sociais.
. O processo de escrita camiliano: materialidades da escrita e a génese das obras.
. Dar a ler Camilo: as edições da obra camiliana, passadas, presentes e futuras.
. Fontes da obra camiliana.
3 – As palavras dos textos e sua composição
. A língua literária de Camilo.
. Linguagens da ficção camiliana.
. Expressão retórica e expansão oratória: casos e estudo da eloquência camiliana.
. A sintaxe.
4 – A fábrica ficcional
. Modos literários: teatralidade; formas de expressão lírica.
. Géneros literários; cruzamentos genológicos.
. Vozes da narrativa e condução de leitura: teatralidade; formas de expressão lírica.
. Escrita folhetinesca, escrita jornalística, poesia, teatro.
. Escrita fragmentária.
5 – Poética
. Programas literários de Camilo no decurso da sua obra.
. Manifestações de escrita de vanguarda.
. Polémicas literárias.
6 – A vida
. Estudos biográficos e de auto-ficção aplicados ao caso camiliano.
. Escrever ou não escrever (mais) uma biografia de Camilo Castelo Branco.
. O retrato do autor pelo próprio.
. Epistolografia.
. Profissões , ocupações: o jornalista; o tradutor; o bibliófilo; o mercador.
7– Inscrição e permanência no cânone literário
. Processos de inscrição, incluindo a recepção na literatura, na música, nas artes plásticas no cinema, no teatro e em sistemas educativos.
. O lugar presente e um lugar futuro no cânone português e/ou outros.
Exposição
Durante o Congresso será inaugurada a Exposição com o mesmo título, que mostrará peças da Colecção Camiliana de Sintra e de outras coleções.